quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Recital de Piano de Andrzej Zawadzki e Café Molecular


No âmbito do encerramento do Ano Internacional da Química, realiza-se amanhã, no campus de Gualtar da Universidade do Minho (Anfiteatro B1, Complexo Pedagógico II), pelas 17h30, um Recital e Café Molecular.

"O pianista Andrzej Zawadzki desloca-se da Polónia exclusivamente para o recital de encerramento do Ano Internacional da Química na UMinho. Serão interpretadas obras de M. de Falla, F. Chopin e W.A. Mozart."




Após o recital, os participantes terão a oportunidade de degustar iguarias da gastronomia molecular (servidas pela empresa CookingLab). Uma gastronomia que dá os primeiros passos em Portugal.


A Gastronomia Molecular é um ramo da ciência dos alimentos. 
Tem como objectivo a análise do ponto de vista científico os fenómenos que
ocorrem quando se cozinha e se degustam os alimentos. 




A ciência aliada à gastronomia...
...só pode dar resultados deliciosos, literalmente.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CERN

Logótipo
Organisation Européenne
pour la Recherche Nucléaire
O CERN é um centro europeu de pesquisas centrado no estudo das partículas, fundado em 1954, que conta com 20 países participantes. Localiza-se perto da fronteira da França com a Suiça, próximo a Genebra. A própria localização simboliza o espírito internacional de colaboração , sendo este o motivo do seu sucesso.

As experiências que lá se realizam são tão grandes quanto os edifícios que as abrigam e bastante elaboradas, ao ponto de contar com a participação de centenas de cientistas de todo o mundo. Estas experiências são tão morosas que podem durar meses e frequentemente podem até chegar a um ano.

O livro "Anjos de Demónios" de Dan Brown, retrata o CERN envolto por um certo misticismo. Dan Brown chama a atenção para o facto de o logótipo do CERN conter o símbolo da besta: 666. Podes comprovar isso analisando a imagem do logótipo acima, ele é composto pela repetição 3 vezes do número 6, o que, no final das contas, resulta no número bíblico 666 - o número da "Besta do apocalipse".  

666 - o número da besta
Outro facto curioso, é a escultura da Deusa Shiva que se encontra em frente à fachada do CERN. A Deusa Shiva, a deusa hindu da destruição, aquela que destrói para construir algo novo, por isso é chamada de "renovadora", ou "transformadora do mundo". No entanto, a destruição de shiva é a destruição daquilo que é aparente e que encobre a realidade absoluta, é a destruição da nossa ignorância.

Escultura da Deusa Shiva, em frente ao CERN
E de certo modo, um dos objectivos do CERN é a destruição da nossa ignorância, na medida em que procura respostas a questões acerca do Universo.
Por isso é que no mundo académico o CERN é conhecido por inúmeras experiências com aceleradores e detectores de partículas tais como ATLAS, ALICE, CMS e LHCb; foi lá que aconteceu a descoberta dos bosões W e Z e diversos dos seus investigadores receberam prémios Nobel.