domingo, 22 de abril de 2012

Bioquímicos e seus Percursos I


Neste tema vou colocar percursos académicos e profissionais de alguns bioquímicos. Acredito que a história de vida de outros bioquímicos pode constituir uma ajuda preciosa para nos orientarmos.  

Vou começar pelo Doutor Tiago P. Carvalho, um bom exemplo para quem tem um horizonte mais empreendedor. 

  • Tiago P. Carvalho (LabOrders)



Tem 32 anos, é Bioquímico, Doutorado em “Computational Neuroscience”, fez investigação científica em diferentes laboratórios em Portugal, na Alemanha, na Suécia e nos Estados Unidos. Atualmente é o CEO da LabOrders, uma start-up que desenvolve software para laboratórios de investigação científica.

Como aluno do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina esteve 5 anos na Universidade da California Los Angeles (UCLA) a tentar perceber como o cérebro funciona, e em 2009 foi distinguido com o “Eva Kavan Prize for Excellence in Research on the Brain”. Foi também Vice-Presidente da “Portuguese American Postgraduate Society (PAPS)”.

Decidiu regressar dos Estados Unidos para dar o seu contributo em Portugal e fundou a LabOrders, uma plataforma de gestão de encomendas de material de laboratório, que num único sítio junta Fornecedores e Cientistas. Ao reduzir drasticamente o tempo despendido a encomendar um produto/reagente, a LabOrders aumenta de forma imediata a produtividade do Cientista, permitindo que se concentre na sua actividade de investigação.

O Tiago é um fã de Portugal e investe tempos infinitos a convencer os amigos a apreciar o nosso país, salientando as oportunidades existentes.