quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Teoria do Caos e Complexidade "Efeito Borboleta"


A Teoria do Caos baseia-se na seguinte frase: “O simples bater de asas de uma borboleta pode desencadear um tufão do outro lado do mundo”. Arrepiante, não? Este exemplo prático e tradicional é chamado de "Efeito Borboleta".
A Teoria do Caos surgiu, precisamente, com o objectivo de compreender e dar resposta às flutuações erráticas e irregulares que se encontram na Natureza.
Assim, eventos que parecem insignificantes podem tomar proporções gigantescas. 

         Atrator estranho de Lorenz
O termo Efeito Borboleta foi analisado pela primeira vem em 1963 por Edward Lorenz, meteorologista e matemático norte-americano.

Um exemplo real do Efeito Borboleta foi observado no ano de 1998. Os computadores do Sistema de Previsão de Tempestades Tropicais dos Estados Unidos diagnosticaram a formação, dentro de três dias, de uma tempestade tropical sobre Louisiana. Entretanto, um meteorologista dessa agência que estava numa base sobre o Oceano Atlântico verificou uma pequena diferença nas medições executadas e que essa pequena diferença poderia provocar uma alteração no deslocamento das massas de ar. Então, os meteorologistas resolveram realimentar os computadores com o novo dado e verificaram que a tempestade tropical que se formaria sobre Louisiana não ocorreria, mas que haveria a formação de um tornado de proporções gigantescas em Orlando, na Flórida, o que realmente ocorreu três dias depois.
O dado inserido ligeiramente errado era a velocidade de deslocamento das massas de ar da região do Alasca que se encontra a milhares de quilómetros da Flórida.

Fonte:

1 comentário:

  1. Olá Carla, gostei muito do seu artigo, me interesso muito pela teoria do caos, você teria algo mais sobre o assunto?

    ResponderEliminar