quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mutações associadas à distrofia muscular


 Distrofias musculares são doenças genéticas caraterizadas por fraqueza e degeneração muscular progressiva. 
Existem vários tipos de distrofia muscular, diferem na severidade, latências e causas genéticas.As mais frequentes e que estão relacionadas são a distrofia muscular de Duchenne (DMD) e a distrofia muscular de Becker (DMB).

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é a mais severa das distrofias, apresentando uma rápida progressão da degeneração muscular e envolvimento do coração e pulmões. Os portadores apresentam um ligeiro atraso no desenvolvimento motor. 


Sinal de Gowers
Movimentos e apoios caraterísticos dos portadores da doença ao levantarem-se do chão.

A distrofia muscular de Becker (DMB) assemelha-se à distrofia muscular de Duchenne mas manifesta-se mais tardiamente e apresenta uma evolução mais lenta. Além disso não envolve o coração nem os pulmões. 

Grande parte das distrofias musculares são causadas por deficiências nas proteínas do complexo distrofina-glicoproteínas presente na membrana celular das células musculares.
   
Estrutura da distrofina


A DMD e DMB resultam de mutações no gene DMD que codifica a distrofina, proteína estrutural crucial para a manutenção da integridade das fibras musculares. É o maior gene conhecido, é recessivo e está ligado ao cromossoma X.






O homem possui cromossomas sexuais XY e a mulher XX. Portanto, as mulheres são as responsáveis
pela transmissão e são clinicamente assintomáticas. Por outro lado, qualquer homem que receba o cromossoma X defeituoso apresentará a doença.

  

A distrofina está ausente ou em quantidade muito reduzida nas células musculares dos pacientes com distrofia muscular de Duchenne, e alterada, contudo parcialmente funcional, nos músculos dos afetados pela distrofia muscular de Becker.
A terapia génica é uma possível cura para DMD e consiste na introdução de um gene sintético no DNA para compensar o gene deletado.

2 comentários:

  1. Oi Carla,
    Meu filho tem duchenne, quero saber aonde posso busca isso, com que q eu posso falar para saber mais informações??
    meu e-mail: marisil21@hotmail.com

    Obrigada
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAa3kAF/distrofia-muscular-duchenne

    ResponderEliminar