quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nanotecnologia


“... a nanotecnologia dá possibilidade aos cientistas de manipularem átomos de maneira a construir, por exemplo, um gene ou até mesmo um neurônio” - Marcilei Aparecida e Guazzelli da Silveira


A nanotecnologia tem como princípio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. 
É uma área promissora que já mostrou resultados surpreendentes.
Esta tecnologia está presente em muitos componentes electrónicos, desde computadores até aparelhos da medicina e outros tantos itens que possuem alta tecnologia.
Uma das aplicações da nanotecnologia (nano-medicina) na medicina é como cura do cancro. Compostos de oxigénio sensíveis à luz estão a ser usados para tratar o cancro de pele. Estes compostos, ao receberem luz danificam as células cancerígenas que os rodeiam.

Nano-robôs

Existem dois tipos: os orgânicos, também denominados bionanorrobôs; e os inorgânicos. Bionanorrobôs serão fabricados a partir de estruturas de DNA e materiais orgânicos inspirados em bactérias e vírus programados. Terá como função a identificação e destruição de bactérias e vírus com acção negativa dentro do corpo. Os inorgânicos serão revestidos com estruturas de diamantes mecanicamente manipuladas e terão aplicações mais amplas e complexas, como realizar cirurgias não-invasivas e enviar medicamentos a células e órgãos específicos.

Em teoria, nano-robôs poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais não conseguem ou demoram a conseguir.

exemplos de aplicações:

Limpadores de pulmão - Centenas de nano-robôs a entrar na cavidade bronquial a caminho dos pulmões. Ao chegarem lá acoplam-se à superfície do tecido pulmonar com o objectivo de retirar impurezas do pulmão.


Caçador de micróbios - Um nano-robô que imita uma célula branca flutuando na corrente sanguínea a caminho de um micróbio causador de doenças. O nano-robô irá capturá-lo e eliminá-lo.
Ataque aos inimigos - Outra versão do nano-robô capturador de micróbios, que utiliza tentáculos retracteis para cercar e capturar o inimigo.
Plaquetas mecânicas - Um nano-robô que auxilia na coagulação do sangue.
Reparadores de vasos - Nano-robôs menores que vírus e bactérias, cuja função é reparar vasos sanguíneos.
Gastronano-robôs - Nano-robôs usados para a detecção de infecções no estômago.

Os nano-robôs fazem-me lembrar máquinas de guerra, mas à escala molecular.
Parece ficção científica, mas a verdade é que esta tecnologia é bem real e palpável. Ou não estivesse o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia situado em Braga, mesmo junto ao Campus de Gualtar da Universidade do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário